A Importância do Café da Manhã para a Perda de Peso

O hábito de pular o café da manhã tem sido associado a um maior risco de excesso de peso tanto em crianças quanto em adultos. Com a rotina diária, muitas pessoas acabam omitindo essa refeição ou substituindo-a por um café preto ou um copo de leite. Esse comportamento não apenas é prejudicial para o corpo como também para a mente, uma vez que pessoas que pulam o café da manhã tendem a consumir mais calorias no almoço, a ficar mais ansiosas (beliscar durante o dia) e com menor disposição para o trabalho.

Recente estudo italiano publicado no Nutrition Journal (Lazzeri et. al., 2014) demonstrou que não consumir diariamente o café da manhã foi associado a um maior risco de excesso de peso entre estudantes de 11 a 15 anos.

 

A composição ideal do café da manhã consiste na combinação de três grupos alimentares:

  • – Grupo das Frutas – 1 porção da sua preferência;
  • – Grupo do Leite – pode ser substituído por iogurte ou queijos magros;
  • – Grupo dos Pães – escolher entre 2 fatias de pão, de preferência integral, 1 pão Francês, 3 torradas, 4 biscoitos sem recheio ou 1 porção de cereal integral (exemplo: aveia).

 

 

Dessa forma, ao iniciar o dia consumindo um pote de iogurte desnatado com morango e granola sem açúcar OU comendo duas fatias de pão integral, uma fruta e uma xícara de café com leite desnatado, você certamente terá maior facilidade em controlar o volume das refeições realizadas ao longo do dia e manterá seu metabolismo em pleno funcionamento, facilitando o controle do peso corporal.